A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

quarta-feira, 7 de setembro de 2011


BENI-SHOOGA

Dados Gerais:

O Beni-shooga é um tipo de tsukemono (picles japonês). É feito de gengibre cortado em tiras finas, onde é adicionado um corante vermelho e feita uma conserva. É servido em muitos pratos japoneses, incluindo sahimi, sushi, gyudon, okonomiyaki e yakisoba. O Beni não é o gengibre em conserva servido com sushi, que é chamado de gari.

Utilização/Preparo:

O  Beni-shooga é o mais conhecido dos acompanhamentos para sashimi, dá um colorido especial ao prato e também pode ser usado como ingrediente de sushi.

Beni-shooga

Ingredientes:
1 tigela de gengibre cortado em fatias delgadas, e estas em tiras fininhas na direção das fibras
2 colheres de chá de sal
1 colher de chá de açúcar
Vinagre a gosto
1 gota de anilina vegetal vermelha

Modo de preparo:
Espalhe por cima dos gengibres o sal e o açúcar, aperte-os com as pontas dos dedos. Deixe descansar por 15 minutos aproximadamente, e comprima-os de leve para retirar o líquido. Deposite o shooga num vidro esterilizado, cubra-o com vinagre e dê a coloração vermelha (beni) com uma gota de anilina. O melhor é deixar o shooga curtindo por 1 semana antes de consumir.
OBS.: O beni-shooga feito assim conserva-se inalterado por até 2 meses.

Algumas receitas:

Hiyashi chuka

Rendimento:
6 a 8 porções

Ingredientes:
300 g de macarrão tipo talharim instantâneo
3 colheres de chá de óleo de gergelim
2 pepinos tipo japonês cortados em palitos finos
3 1/2 xícaras de chá de moyashi aferventado
10 bastões de kani kama desfiados
2 colheres sopa de beni-shooga
Omelete:
1 colher de chá de amido de milho
1 colher de chá de água
1 pitada de sal
2 ovos batidos
1 xícara de chá de dashi
3 1/2 colheres de sopa de açúcar
6 colheres de sopa de vinagre de arroz
3 colheres de sopa de shoyu
1 colher de chá de gengibre ralado

Modo de preparo:
Cozinhe o macarrão até ficar al dente. Depois de cozido o macarrão, junte o óleo de gergelim, misture bem e reserve.
Omelete:
Em um recipiente, coloque o amido de milho, a água e o sal. Adicione os ovos e misture bem. Em uma frigideira redonda, acrescente 1 fio de óleo e leve ao fogo baixo para aquecer. Retire o excesso de óleo com papel toalha.  Junte a metade dos ovos e espalhe até cobrir o fundo da frigideira de maneira uniforme.  Cozinhe em fogo baixo por cerca de 4 minutos.  Retire do fogo e repita o procedimento com o restante da massa. Corte cada omelete em 4 partes iguais e em seguida corte - as em tiras finas.
Molho:
Em uma panela média, coloque o dashi, o açúcar, o vinagre, o shoyu e o gengibre.     Leve ao fogo médio para aquecer. Ao abrir fervura, deixe por 1 minuto, retire do fogo e deixe esfriar.  Coloque o macarrão em pratos fundos individuais, distribua o pepino, o moyashi, o kani kama, o beni-shooga e a omelete, e regue com o molho.     Sirva em seguida.

Okonomi-Yaki

Rendimento:
8 a 10 porções

Ingredientes:
100 g de cará
1 kg de repolho
500 g de farinha de trigo
1 pitada de glutamato monosódco
açúcar a gosto
erva myoban a gosto
4 ovos
200 g de lombo de porco
200 g de camarões médios e limpos
200 g de filé mignon
4 pés ou talos de cebolinha
120 g de beni-shooga
100g de alga nori
100g de hana-katsuo
maionese a gosto
ketchup a gosto
molho okonomi (50% de molho inglês e 50% de molho tonkasu)
mostarda a gosto

Modo de preparo:
Descasque o cará usando água com vinagre, rale no ralo fino e reserve. Corte o repolho em tiras bem finas e reserve. Numa vasilha funda, coloque a farinha de trigo, o Ajinomoto, o açúcar e a myoban. Adicione o cará e 1 colher (sopa) de água. Misture para obter a mesma consistência do cará, acrescentando mais água se necessário. Junte o repolho e os ovos à massa. Mexa bem. Aqueça uma chapa ou frigideira grande e ponha metade da massa, deixando-a redonda. Disponha o lombo cortado em fatias finas e as cebolinha em rodelas médias. Cubra com o restante da massa e espalhe para ficar do mesmo tamanho do outro disco. Pique o beni-shooga bem fino e corte a alga nori com a tesoura em tiras de 0,5 centímetro. Coloque o hana-katsuo sobre a massa, asse um pouco e vire-a; aperte com uma escumadeira para igualar a altura e vire mais uma vez. Pincele com a maionese, o ketchup, o molho okomi e a mostarda. Retire do fogo e disponha num prato redondo. Sirva como pizza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário