A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

BAUNILHA

Dados Gerais:

A Baunilha é obtida das vagens de uma orquídea, a Vanilla planifolia que é uma espécie trepadeira, nativa do México. Na natureza, as raízes aderem a árvores. Quando elevadas, elas deixam seus ramos pendentes e florescem. 
As flores da espécie, entretanto, não são tão atraentes quando comparadas com outros tipos de orquídea. A Vanilla planifolia é a principal fonte natural de baunilha, fazendo dela a única orquídea que possui interesse comercial fora do contexto ornamental. 
A baunilha é uma vagem muito utilizada na aromatização de cremes de pastelaria, biscoitos, bolachas, gelados, bavarois e chocolates, conferindo também um toque subtil e deliciosamente diferente às carnes brancas, como a vitela, desde que empregue com moderação.
Disponível sob a forma de vagem, pó ou essência, a baunilha deve o seu poder aromatizante à vanilina, uma substância que apenas se revela depois de as vagens serem sujeitas a um processo de fermentação e secagem, que já era praticado pelos Astecas.
De fato, é difícil de imaginar que as aromáticas vagens de baunilha no momento da colheita são... perfeitamente inodoras!.

Utilização/Preparo:

O seu sabor pode variar dependendo do país de origem, do processo de cultivação, da maturidade da colheita e do processo de seca e cura usados. As vagens da baunilha são muito versáteis e podem ser usadas, não só para dar sabor a confeitarias, biscoitos, leite-creme, pudins e sorvetes mas também para melhorar o gosto de pratos salgados. Uma pitada de baunilha pode ser usada para temperar, por exemplo, sopas de legumes ou de peixe e melhorar molhos de salada.
Para extrair as sementes do interior das favas, use uma faca de corte e lâmina lisa. Corte a fava ao meio, no sentido do comprimento, e raspe com a ponta da faca as sementes. Não jogue fora as favas, que também são perfumadas. Coloque-as no açúcar para deixá-lo aromatizado. As sementes de baunilha podem ser usadas para aromatizar o leite que servirá de base para sorvetes ou cremes. Coe o leite em uma peneira antes de usá-lo.

Conservação:

A baunilha deve ser conservada à temperatura ambiente e nunca no congelador ou em lugares frios.
Conservada no açúcar e em recipiente fechado, depois de 2 ou 3 semanas o açúcar baunilhado pode ser usado em café e receitas variadas. Desta maneira as vagens de baunilha conservam-se por bem mais de um ano.

Cuidados na Compra:

As favas de baunilha de boa qualidade devem ser de cor bem escura, brilhantes e carnosas.
A baunilha pode ser sintetizada a partir de uma substância chamada eugenol, considerada um produto artificial, que o torna um produto bem mais barato, possuindo sabor e aroma semelhantes ao natural, porém o sabor da essência de baunilha sintética não se compara ao que se obtém com a baunilha verdadeira.
O extrato de baunilha de baixa qualidade vai ter menos de 25 por cento de álcool, o extrato de baunilha puro possui aproximadamente 35% de álcool ou mais.

Cuidados no Uso:

O óleo essencial puro de baunilha pode ser neurotóxicos e produzir dermatites de contato.

Curiosidades:

A baunilha é de fato classificada como uma especiaria e a seguir ao açafrão e ao cardamomo é a terceira mais cara do mundo. 

A produção de baunilha utiliza uma mão-de-obra intensiva, uma das razões que levou à expansão de uma imitação que chega a custar 10 por cento do preço da baunilha verdadeira.

A baunilha é cultivada só em 4 países: Madagascar, Indonésia, México e Tahiti, se bem que uma quantidade limitada seja também cultivada em Uganda, Jamaica, Costa Rica e Índia. Madagascar produz cerca de 60 por cento da produção mundial pelo que é este país que determina o preço da produção mundial da baunilha no mercado aberto.

A Corporação Coca-Cola é o maior cliente mundial de extrato natural de baunilha (pelo menos era em 2004).

Algumas receitas:

Creme de Baunilha

Rendimento:
4 porções

Ingredientes:
1/2 litro de leite
150g de açúcar
4 colheres sopa de farinha de trigo
50g de manteiga
3 gemas
1 colher de sopa de baunilha
1 lata de creme de leite

Modo de preparo:
Leve ao fogo todos os ingredientes, menos a baunilha e o creme de leite, mexendo até engrossar
Desligue o fogo e acrescente o creme de leite e a baunilha.

Bolo de Baunilha

Rendimento:
12 porções

Ingredientes:
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
1 colher de sopa de margarina
1 colher de sopa de fermento químico em pó
4 ovos
1/2 xícara de chá de leite
1/2 colher de sopa de essência de baunilha

Modo de preparo:
Numa tigela, misture a farinha e o fermento. No liquidificador, coloque os ovos, o açúcar, a margarina, e o leite. Bata por 2 minutos e despeje sobre a farinha com fermento. Misture bem, junte a baunilha e misture mais um pouco. Coloque a massa em fôrma untada e enfarinhada. Asse por 35 minutos em forno pré-aquecido.

Calda De Baunilha e Hortelã

Rendimento:
30 porções

Ingredientes:
1 xícara de chá de água
2 colheres de sopa de hortelã picadas
2 colheres de chá de amido de milho
2 colheres de chá de essência de baunilha
4 colheres de sopa de açúcar
4 colheres de sopa de leite em pó
1 colher de sopa de mel
1 copo de iogurte desnatado
canela em pó a gosto

Modo de preparo:
Numa panela, misture a água com o amido, o açúcar, o mel e a hortelã. Espere encorpar levemente e retire do fogo. Dilua o leite com um pouco da calda, e depois, adicione ao restante na panela. Junte a baunilha, o iogurte e misture. Coloque numa tigela, polvilhe com um pouco de canela e deixe esfriar. Sirva com sobremesa tropical ou a gosto.



TABELA DE COMPOSIÇÃO QUÍMICA

Resultado da busca na Base de Dados de Nutrientes do USDA SR14

Extrato de baunilha

NDB No:    02050

Nutrientes

UnidadeValor por 100 g
Relacionados
Águag52.580002
Caloriaskcal288
Proteínasg0.06
Lípides totais (gordura)g0.06
Carboidratos, por diferençag12.65
Fibra total dietéticag0
Cinzasg0.26
Minerais
Cálcio, Camg11
Ferro, Femg0.12
Magnésio, Mgmg12
Fósforo, Pmg6
Potássio, Kmg148
Sódio, Namg9
Zinco, Znmg0.11
Cobre, Cumg0.072
Manganês, Mnmg0.23
Selênio, Semcg0
Vitaminas
Vitamina C, ácido ascórbico totalmg0
Tiaminamg0.011
Riboflavinamg0.095
Niacinamg0.425
Ácido pantotênicomg0.035
Vitamina B6mg0.026
Folato totalmcg0
Vitamina B12mcg0
Vitamina AUI0
Vitamina A, RAEmcg_RAE0
Lípides
Ácidos graxos, total saturadosg0.01
Ácidos graxos, total mono-insaturadosg0.01
Ácidos graxos, total poli-insaturadosg0.004
Colesterolmg0
Fonte: USDA Nutrient Database for Standard Reference, Release 14 (Julho 2001)

Nenhum comentário:

Postar um comentário