A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

BARBECUE SPICE MIX

Dados Gerais:

O Barbecue Spice Mix é uma mistura aromática de ervas e especiarias. Ele pode ser esfregado na carne antes de cozinhar ou ser misturado à marinada. Basicamente  são usados sementes de coentro, grãos de pimenta-do-reino preta, sementes de aipo, pimenta caiena, sementes tomilho, manjerona seca, colorau, mostarda em pó, sal e açúcar mascavo. Esta mistura pode variar, de acordo com a região ou o gosto de quem a faz, mas o que caracteriza o Barbecue Spice Mix é que é uma mistura seca.

Utilização/Preparo:

Barbecue Spice Mix 1

Ingredientes:
1 colher de chá de semente de coentro
1/2 colher de chá de pimenta-do-reino preta em grãos
2 colheres de sopa de páprica
1 colher de sopa de mostarda em grão
1 colher sopa de chile em pó
1 colher de chá de açúcar mascavo
1/2 colher (chá) de tomilho seco.

Modo de preparo:
Amasse muito bem todos os ingredientes num pilão ou até mesmo num liquidificador/processador, até que todos os ingredientes formem uma mistura bem homogênea.

Barbecue Spice Mix 2

Ingredientes:
2 colheres de sopa de páprica
1 colher de sopa de pimenta em pó
1 colher de chá de cominho em grão
1 colher de chá de coentro em grão
1 colher de chá de açúcar
1 colher de chá de sal
1/2 colher de chá de mostarda em grão
1/2 colher de chá de pimenta-do-reino em grão
1/2 colher de chá de folhas secas de tomilho
1/2 colher de chá de caril em pó
1/2 colher de chá de pimenta de Caiena seca

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes e guarde em local seco, fresco.

Use em carnes e peixes assados – especialmente quando preparados na churrasqueira

Conservação:

Mantenha a sua mistura em um frasco de vidro, em um armário escuro e seco.

Algumas Receitas:

Vitela Assada ao Molho de Barbecue Spice Mix

Rendimento:
4 a 6 porções

Ingredientes:
1 xícara de chá de azeite
3 colheres de sopa de Barbecue Spice Mix
1 paleta de vitela de leite desossada (1 kg mais ou menos)
1 garrafa de vinho branco seco
1 cebola grande picada
200 g de manteiga sem sal

Modo de preparo:
De véspera, misture em uma tigela pequena o azeite e o Barbecue Spice Mix. Disponha a paleta em uma assadeira, passe a mistura dos dois lados da paleta e regue com 3/4 do litro de vinho. Cubra com filme plástico e deixe marinando no refrigerador.
Aqueça o forno (180 oC). Escorra a carne da marinada, que deve ser reservada e passada por uma peneira. Volte a carne para a assadeira untada com o azeite e vá regando sempre com o líquido da marinada coada. Do liquido que se formar no fundo da assadeira, será preparado o molho.
Retire a vitela da assadeira e reserve. Coloque a assadeira sobre a chama do fogão, em fogo baixo. Adicione a cebola e o restante do vinho, deixando ferver até cozinhar a cebola. Vá raspando o fundo da assadeira com uma colher de pau e deixe o molho reduzir um pouco.
A seguir, passe por uma peneira fina e para uma panela pequena. Leve o molho novamente ao fogo e, assim que iniciar a fervura junte aos poucos a manteiga, misturando com um batedor até formar um molho aveludado. Prove e, se necessário, acrescente um pouco de Barbecue Spice Mix. Sirva as fatias regadas com o molho.

Frango com Molho de Ameixa

Rendimento:
4 porções

Ingredientes:
Óleo, para fritar
4 peitos de frango, sem ossos e pele
2 copos (500 ml) de farinha de trigo
1 copo (250 ml) de amido de milho
2 colheres de sopa (25 ml) Barbecue Spice Mix
1 colher de sopa (15 ml) de sal
2 copos (500 ml) de creme de leite

Modo de preparo:
Pré-aqueça o óleo numa frigideira alta. Em uma superfície de trabalho limpa, corte cada peito de frango em 6 longas tiras cerca de 1,2 cm de espessura. Cubra e reserve na geladeira até ser usado.
Em duas grandes tigelas, divida igualmente a farinha, o amido de milho, o Barbecue Spice Mix e o sal. Em uma das tigelas, adicione creme de leite e bata até ficar homogêneo. Colocar as tiras frango na massa e misturar bem.
Depois passe as tiras na tigela dos ingredientes secos. Frite até dourar (cerca de 4 a 5 minutos). Escorra em papel absorvente. Sirva quente com molho de ameixa.

Molho de Ameixa
Ingredientes:
450 g de ameixas secas
1 colher de sopa (15 ml) de óleo vegetal
1 colher de sopa (15 ml) de gengibre fresco, descascado, fatiado e picado
duas ou três fatias finas pimenta
1 copo (250 ml) de açúcar branco
1 copo (250 ml) de vinagre branco
Água, se necessário

Modo de preparo:
Remova os caroços das ameixas. Em uma panela em fogo médio, aqueça o óleo e refogue o gengibre e a pimenta até ficarem pouco macios, cerca de 3 minutos. Adicione as ameixas, o açúcar e o vinagre e leve para ferver. Reduza o fogo e cozinhe até que as ameixas começar a dissolver, cerca de 15 a 20 minutos.
Se o molho ficar muito grosso, adicione um pouco de água. Prove o molho para o equilíbrio, adicionando mais açúcar ou vinagre a gosto. Retire do fogo e guarde em um recipiente coberto na geladeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário