A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

MOLHO BARBECUE 

Dados Gerais:

Molho criado pelos norte americanos para acompanhar hambúrgueres e grelhados. Sabor levemente picante, encorpado, de cor escura e agridoce. Bem saboroso. É utilizado como termo geral para qualquer molho picante, servido com grelhados. por exemplo uma mistura de molho de soja, vinho de arroz ou vinagre, cebolinha, alho, molho chilli e terra gergelim torrado ou amendoim misturado em um processador de alimentos. Um molho usado para regar a carne grelhada, também usado como acompanhamento para a carne depois de cozida. Ele é tradicionalmente feito com tomate, cebola, açúcar, mostarda, alho, castanha e vinagre; cerveja e vinho também são ingredientes populares.
O molho barbecue ficou conhecido no Brasil por causa do McDonalds, quem nunca comeu o nuggets com molho barbecue? É um clássico do "churrasco" americano.  A tradução da palavra barbecue para churrasco não foi feliz, pois não se pode comparar um com o outro. As carnes usadas são diferentes, e até a forma de fazer é diferente. Churrasco é churrasco, barbecue é barbecue... cada um com suas peculiaridades e sabores e ambos deliciosos.

Utilização/Preparo:

Molho Barbecue - Clássico

Ingredientes:
4 colheres de sopa de molho de tomate
2 colheres de sopa de mel
2 colheres de sopa de molho Inglês
2 colheres de sopa de mostarda
1/2 colher de sopa de amido de milho
1 colher de sopa de água

Modo de preparo:
Ferva o molho de tomate. Abaixe o fogo e adicione o mel, o molho inglês e a mostarda.
Deixe ferver novamente. Dissolva a maisena na água e adicione ao molho.

Molho Barbecue Incrementado

Ingredientes
5 colheres de sopa de azeite
3 cebolas picadas
2 dentes de alho esmagados
200 g de polpa de tomate
4 colheres de sopa de vinagre branco
2 colheres de sopa de molho inglês
1 maço de tomilho
1 folha de louro picada
1 colher de chá de mostarda
2 colheres de sopa de mel
Sal e pimeta-do-reio a gosto
2 xícaras de chá de vinho branco seco

Modo de preparo
Aqueça o azeite, junte a cebola picada e o alho e refogue em fogo baixo. Quando começar a dourar, adicione a polpa de tomate, o vinagre e deixe fritar por 15 minutos. Acrescente o vinho, o molho inglês, o tomilho, o louro e a mostarda. Deixe ferver por 15 minutos, até obter um molho cremoso.
Em seguida junte o mel, tempere com o sal e a pimenta e deixe ferver por mais alguns minutos

Conservação:

O melhor é consumir o dia que faz, mas se sobrar mantenha o molho em um frasco de vidro no refrigerador.

Algumas Receitas:

Costelinhas de Porco ao Molho Barbecue

Rendimento:
4 a 6 porções

Ingredientes:
1 kg de costelinha de porco
1 fio de azeite
4 destes de alho amassados
sal a gosto
pimenta-do-reino moída a gosto

Modo de preparo:
Tempere as costelinhas com um fio de azeite, espalhe bem o tempero por toda a costela e deixe na geladeira por no mínimo 1h para ir pegando bem o gosto. Depois disso você vai envolver as costelinhas em papel alumínio e colocar no forno em temperatura média por 1h, depois disso é só retirar as costelas do papel alumínio e colocar de volta ao forno até que fiquem bem douradas, virando o lado na metade do tempo. Dica: pincele um pouco de molho barbecue nas costelinhas enquanto elas estão no forno para dourar, feito isso é só servir. Não se esqueça de colocar um pouco do barbecue por perto para dar uma molhadinha na costela na hora de comer, fica uma delícia. 

Coxas de Frango ao Molho Barbecue 

Rendimento:
4 a 6 porções

Ingredientes
1 kg de coxa de frango
sal a gosto
pimenta-do-reino a gosto
4 dentes de alho amassados
suco de 1 limão
1/2 xícara de chá de vinho branco seco

Modo de preparo:
Tempere as coxas de frango com o sal, a pimenta, o alho, o limão e o vinho branco. Deixe por pelo menos 1 hora no tempero. Depois leve ao forno pré-aquecido a 200 graus, até ficarem douradas. Quando as coxas estiverem assadas, cubra-as com o molho e leve ao forno por mais 20 minutos.

Picanha com Molho Barbecue

Rendimento:
4 a 6 porções

Ingredientes
1 unidade de picanha (a peça bem limpa.)
1 kg de mandioca
3 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de alho amassado ou picado
2 colheres de sopa de cebola ralada
sal e cheiro verde ((coentro ou salsa)) a gosto

Modo de preparo:
Corte a picanha em tiras e tempere só com sal, como se fosse assar na brasa. Grelhe na chapa com um fio de óleo. E reserve.
Cozinhe a mandioca em água e sal, corte em cubos médios. Em uma panela coloque a manteiga e a cebola e o alho, deixe corar e passe a mandioca. Tire do fogo e salpique cheiro verde bem picadinho.
Numa travessa coloque a picanha grelhada de um lado. Do outro lado coloque a mandioca. No meio coloque o molho barbecue dentro de um recipiente pequeno. Enfeite com folhas de alface.

Nenhum comentário:

Postar um comentário