A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

quarta-feira, 7 de setembro de 2011


BAGHAR 

Dados Gerais:

Baghar (também conhecido como tadka ou chaunk) é uma técnica de temperos, utilizado na cozinha da Índia , Bangladesh e Paquistão,  feitos com especiarias fritas em óleo ou ghee (manteiga clarificada) e adicionada a um prato para dar-lhe um sabor característico. O Baghar tem infinitas possibilidades de combinações de ingredientes. É importante preparar Baghar de maneira certa para garantir a liberação adequada de sabor e aroma das especiarias. Certifique-se de ter todos os temperos prontos antes,  pois eles devem ser adicionados ao óleo quente na hora certa. Basicamente o Baghar é composto de sementes de cominho (jeera) ou sementes de mostarda (rai), ou ambos. A  melhor maneira de saber se o óleo está quente o suficiente é adicionar uma ou duas sementes em óleo bem quente e se o chiar das sementes aparecer de imediato, o óleo está pronto. Após o chiar das sementes, comece a adicionar as outras especiarias.
O Baghar é adicionado ao final de preparação, pouco antes de servir (como um dal, sambhar ou cozido ), ou preparados em primeiro lugar, antes de acrescentar os ingredientes para um caril ou um prato semelhante.

Utilização/Preparo:

Baghar I

Ingredientes:
1 colher de sopa Manteiga ou ghee (manteiga clarificada)        
1 colher de chá de sementes de cominho    
½ colher de chá de chili vermelho em pó     
2 ou 3 pimentas vermelhas secas
           
Modo de preparo:
Aqueça a manteiga em uma panela pequena. Se usar manteiga ao invés de ghee, adicione algumas gotas de óleo vegetal, para que a manteiga não queimar.
Adicione as sementes de cominho e esperar até que incham.
Adicione as pimentas secas aos pedaços
Uma vez que as pimentas estiverem fritos, adicionar o pó de chili vermelho e misture. Desligue o fogo.
Espalhe-o quente sobre o prato principal

Baghar II

Ingredientes:
1 colher de sopa de canola ou óleo vegetal
1 colher de chá de sementes de mostarda
1 colher de chá de sementes de cominho
1 a 2 pimentões verdes
1 colher de chá de gengibre fresco picado
1 / 2 cebola amarela, picada
2 colheres de chá de coentro em pó

Modo de preparo:
Aqueça o azeite em uma panela pequena até ficar bem quente. Adicione as sementes de cominho e de mostarda, mexa por 10 a 15 segundos, em seguida, adicionar a pimenta e o gengibre. Mexa por mais 10 a 15 segundos, em seguida, adicione a cebola. Reduza o calor um pouco se necessário, a cebola não deve ficar marrom. Refogue por aproximadamente 5 minutos até a cebola começar a ficar translúcida. Adicione o coentro em pó. Retire do fogo, e adicione ao prato principal.

Conservação:

O Baghar é feito para ser consumido na hora, não é recomendado guardá-lo, pois perderá o frescor e o aroma que é o seu ponto forte.

Algumas Receitas:

Lentilhas com Tomates e Baghar

Ingredientes:
Para as lentilhas:
1xícara de dal tuar (lentilha amarela)
3 xícaras de tomates fatiadas
4 xícaras de água
1 1/2 colher de chá de cúrcuma
Sal a gosto
Para o Baghar:
2 colheres de sopa óleo ou manteiga clarificada (ghee)
1 colher de sopa de sementes de mostarda preta
1 colher de chá de sementes de cominho
3 dentes de alho picados
4 a 5 tomates cereja (cortados em metades)
1 colher de chá de pimenta caiena

Modo de preparo:
Lave bem as lentilhas e numa panela adicione os tomates, sal e a cúrcuma, juntamente com 4 xícaras de água e ferva em fogo alto.
Depois que a água começar a ferver baixe o fogo para médio baixo, cubra com uma tampa e deixe cozinhar. Assim que as lentilhas estejam bem cozidos desligue o fogo e começar a fazer Baghar.
Você vai precisar de uma frigideira pequena para fazer Baghar. Aqueça o óleo / ghee na panela. Quando ele ficar bem quente adicione as sementes de mostarda e cominho. Elas vão começar a chiar se o óleo estiver quente o suficiente e, em seguida, adicione o alho. Deixe dourar.
Adicione os tomates fatiados. Cozinhe por cerca de 4 a 5 minutos e pouco antes de começar a dissolver os tomates adicione a pimenta caiena.  Tire do fogo, adicione as lentilhas quentes. Misture bem e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário