A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

sábado, 10 de setembro de 2011


ÁGUA DE FLOR DE LARANJEIRA

Dados Gerais:

As flores da laranjeira são brancas e serosas e possuem apenas cinco pétalas. Devido ao seu perfume, quando destiladas as flores de laranja produzem um elixir de cheiro doce chamado de água de flor de laranjeira. Da destilação o óleo perfumado, mas claro, mantém as características do mesmo aroma da flor que é extraído, resultando em um perfume popular usado em muitos cosméticos diferentes, a água de flor de laranjeira também tem muitos usos culinários.
Água de flor de laranjeira é também conhecida como água de flor de laranjeira, zahr, ou zahr ma el el '. Quando usado na Grécia e Chipre, a água com sabor é conhecido como anthonero, a água de flor de laranjeira é usada no Marrocos, México, frança, mediterrâneo, estados unidos, e muitas outras áreas.
No noroeste da África, utiliza-se para aromatizar cuscuz e bolos ou em infusões calmantes. No Sul de França, é indispensável numa tarte tropézienne ou em fougassettes (tipo de pão provençal). Para ser mais original, aventure-se na « nouvelle cuisine » e umedeça o foie gras com ela, antes de fritá-lo.
Na cozinha meio oriental tradicional, a água é usada para pratos de sabor doce e salgado, bem como bebidas. Bolos de casamento, madeleines, marshmallows, bolinhos, e da popular bebida gin fizz ramos, todos fazem uso de água de flor de laranjeira. A água é utilizada em muitas outras sobremesas, bem como o martini vitoriano, que é composto de água de flor de laranjeira, vermute e gim. água de flor de laranja pode ser usada no baklava, tortas, refrigerantes, doces, e quaisquer outros pratos desejados.

Utilização/Preparo:

O preparo líquido aromatizado de flores de laranjeira pode ser utilizado tanto para beber como para a aromatização de pratos.
No Oriente Médio, é usada com fins terapêuticos e culinários. Tem propriedades calmantes. Gotas da água de flor de laranjeira são adicionadas em doces e salgados, ao café ou mesmo à água potável fervida, quando se transforma em uma bebida digestiva. As melhores são as libanesas, encontradas em lojas de produtos árabes.

Conservação:

Manter o frasco bem fechado, longe do fogo e de fontes de calor. Conservar o produto a temperatura ambiente, ao abrigo da luz direta, do calor excessivo e da umidade.

Curiosidades:

A flor e a folha da laranjeira são ricas em óleos e essências muito usados na medicina popular e em perfumaria.

A infusão de folha de laranjeira é indicada para aliviar a enxaqueca e ajudar a baixar a febre.

Algumas gotas de água de flor de laranjeira no travesseiro são ótimas para afastar a insônia e favorecer um sono repousante.

Já a infusão preparada com a flor de laranjeira é um excelente calmante. O preparo é fácil: junte um punhado de flores no bule e despeje por cima 1 litro de água fervente. Tampe e deixe descansando por alguns minutos, depois é só coar e beber.

Algumas receitas:

Baclawa


Rendimento:
18 porções

Ingredientes:
Calda de Açúcar:
2 xícaras de chá de água
4 xícaras de chá de açúcar refinado
1 colher de sopa de água de rosas
1 colher de sopa de água de flor de laranjeira
1 limão
Doce:
400 g de noz moída
1 xícara de chá de açúcar refinado
3 colheres de sopa de água de flor de laranjeira
2 pacotes de massa folhada pronta
200 g de manteiga sem sal

Modo de preparo:
Misture as nozes com o açúcar refinado e a água de flor de laranjeira.
Abra a massa folhada bem fininha e corte em retângulos.
Coloque em uma assadeira camadas de massa folhada pinceladas com manteiga derretida, entremeadas com a mistura de nozes. A última camada deve ser de massa.
Leve ao forno brando por 40 minutos. Retirar do forno e banhar com a calda de açúcar para doces árabes.
Calda de Açúcar:
Ferva a água e o açúcar refinado durante 5 minutos.
Coloque a água de rosas, a de flor de laranjeira e o suco de limão.
Ferva mais 2 minutos e retire do fogo.

Lagrimas de Cupido

Rendimento:
20 docinhos

Ingredientes:
Massa:
1/2 xícara de chá de leite
2 gemas
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 xícara de chá de açúcar
1 colher de sobremesa de fermento químico em pó
1 pitada de canela
Calda:
2 xícaras de chá de açúcar
1 xícara de chá de água
1 colher de sopa de água de flor de laranjeira

Modo de Preparo:
Para as lágrimas – misture todos os ingredientes e amasse até obter uma massa lisa. Em uma assadeira forrada com papel manteiga untado, faça com uma colher pequenos suspiros. Leve ao forno médio pré-aquecido e asse até que o fundo dos docinhos fique dourado. Reserve.

Para a calda - leve ao fogo o açúcar, a água e a água de flor de laranjeira. Cozinhe até formar uma calda grossa. Retire do fogo e regue os docinhos para que a calda escorra como lágrimas. Sirva frio.

Sembei
  
Rendimento:
30 biscoitos

Ingredientes
3 colheres de sopa bem cheias de farinha de trigo
2 a 3 colheres de sopa de açúcar
3 colheres de sopa de karo (glucose de milho) ou outro tipo de maltose
1 colher de sopa de amido de milho (maisena)
2 ovos
1 colher de água de flor de laranjeira

Modo de Preparo
Misture todos os ingredientes até obter uma massa bem homogênea.
Em uma forma antiaderente, coloque uma colher da massa e abra até ficar aproximadamente como a abertura de um copo (7a 8 cm de diâmetro).
A massa também não pode ficar grossa.
Coloque os biscoitos em forno pré-aquecido e asse por cerca de 5 minutos, até ficar douradinho.

Um comentário: