A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

sábado, 10 de setembro de 2011

ÁGUA DE ROSAS

Dados Gerais:

A água de rosas, conhecida em árabe como Maward e em turco como Gül suyu, é produzida pelos árabes desde o século IX. Embora a técnica usada até hoje seja árabe, a criação do produto parece ter ocorrido na Índia. Pesquisadores acreditam, aliás, que possa ter surgido ao mesmo tempo na Bulgária, na Índia e no mundo árabe. Primeiro surgiu a água, depois o óleo de rosas. O óleo só começou a ser produzido no século XVI, quando se criou a técnica da dupla destilação. O processo de produção é este: as rosas são postas em alambiques de cobre com água - a relação é de 50 litros do líquido para 10000 rosas. Após seis horas de aquecimento, o vapor destilado é resfriado e recolhido, o que resulta em água, óleo e substâncias hidrossolúveis. 
A flor mais usada é a rosa-de-damasco (Rosa x damascena Mill). Ela é muito perfumada, mas o conteúdo de óleo essencial em suas pétalas é ínfimo, por volta de 1%. Pode-se conseguir maior volume de óleo destilando a água de rosas uma segunda vez. O produto entra na culinária, na indústria de cosméticos e em rituais religiosos hindus. É usada na cozinha do sul e do oeste da Ásia, do Oriente Médio e de parte da Europa. No Irã, entra também em doces, chás, sorvetes e biscoitos. No mundo árabe e na Índia, é usada ainda para aromatizar leite e pratos de leite, como pudim de arroz; ou bebidas como o lassi, feita de iogurte batido com açúcar e frutas. A água de rosas combina com leite, damasco, nozes e frutas e pode compor receitas tanto de sorvete, quanto de musse e coquetéis. Mas pratos salgados como o risoto de rosas podem ter o reforço de sua fragrância.

Utilização/Preparo:

Use em pequena quantidade para aromatizar sobremesas. Basta 1 col. (chá) para aromatizar 1 litro de líquido. Utilizada em excesso, deixa os pratos com sabor e cheiro de perfume. Sempre que possível, ponha a água no final do preparo. Para preparar lassi, bebida indiana, bata no liquidificador 2 xíc. de iogurte natural, ou kefir, com 4 col. (sopa) de açúcar refinado, 2 xíc. de água, sementes de 4 vagens de cardamomo, 1 col. (chá) de água de rosas e gelo. Para preparar chá, aqueça uma chaleira com água. Quando ferver, junte umas 10 pétalas de rosa cultivada organicamente. Desligue o fogo, abafe e espere 10 min. Junte 1 col. (café) de água de rosas no momento de servir, com ou sem açúcar.

Conservação:

Manter o frasco bem fechado, longe do fogo e de fontes de calor. Conservar o produto a temperatura ambiente, ao abrigo da luz direta, do calor excessivo e da umidade. Verifique o prazo de validade.

Cuidados o Uso:

Ao deve ser utilizada em abundância e de maneira indiscriminada, pois seus efeitos farmacológicos ainda não foram bem estudados; se usada em dose moderada, é inócua.

Curiosidades:

A rosa é uma das flores mais conhecidas pelo homem. Nabucodonosor usava-as para adornar seu palácio e, na Pérsia, onde elas eram cultivadas por sua essência perfumada, as pétalas eram utilizadas para encher o colchão do Sultão. 

Em Caxemira, os Imperadores Mongóis a cultivavam para que fossem jogadas no rio, dando-lhes boas vindas quando voltavam para casa. Mais tarde, tornaram-se sinônimos dos excessos do Império Romano. Os imperadores enchiam suas banheiras e fontes com água de rosas e sentavam-se em tapetes de pétalas em seus banquetes. Heliogábalo gostava de saudar seus convidados com pétalas de rosas que caiam do teto durante as festividades. 

A Rosa é a flor do amor. Foi criada por Clóris, uma Deusa grega das flores, a partir do corpo sem vida de uma ninfa que ela encontrou em uma clareira no bosque. Pediu ajuda a Afrodite, a deusa do amor, que deu à flor beleza; Dionísio, o deus do vinho, ofereceu néctar para proporcionar-lhe um perfume doce; e as três Graças lhe deram encanto, esplendor e alegria. Depois Zéfiro, o Vento oeste, afastou as nuvens com seu sopro para que Apolo, o deus Sol, pudesse brilhar e fazer a planta florescer. E desta forma a Rosa nasceu e foi logo coroada Rainha das flores.

No século 10 DC um alquimista árabe descobriu o método da destilação e preparou a 1ª Água de Rosas do mundo.

Algumas receitas:

Docihos de Eros

Rendimento:
4 porções

Ingredientes:
200 g de açúcar
0,5 dl de água
1 colher de chá de água de rosas
100 g de amêndoa ralada finamente
3 gemas
açúcar de confeiteiro
pérolas de açúcar

Modo de preparo:
Coloque o açúcar, a água e a água de rosas numa taça de vidro e leve ao micro ondas durante 6 minutos na potência máxima, mexendo na metade do tempo.
junte a amêndoa ralada e misture bem. Adicione as gemas e mexa até estar tudo bem ligado.
Leve de novo ao micro ondas mais 5 minutos na potência máxima, mexendo na metade do tempo.
Deixe esfriar completamente e reserve em local fresco ou no refrigerador até conseguir moldar a massa com as mãos.
Passe as mãos por açúcar de confeiteiro e molde a massa em bolinhas. Passe as bolinhas por açúcar de confeiteiro e coloque-as em caixinhas de papel frisado. No meio coloque uma pérola de açúcar. 

Gulab Jamun

Rendimento:
20 docinhos

Ingredientes:
200g de leite em pó integral
1/2 colher de chá bicarbonato de sódio
25gr manteiga amolecida
1/2 colher de chá cardamomo em pó
leite fresco
750g açúcar
1 colher de sopa de água de rosas
25g farinha de trigo
1 litro de óleo para fritar

Modo de Preparo:
Numa panela, faça uma calda fervendo 750 ml de água com açúcar. Depois de ferver por 3 minutos, junte a água de rosas, uma pitada de cardamomo e retire do fogo.
Em panela separada, misture o leite em pó, a farinha de trigo, a manteiga, o bicarbonato de sódio e o cardamomo. Aqueça o leite, juntando-o à mistura. Misture bem a massa, desligue o fogo. Aguarde esfriar um pouquinho e faça as bolinhas, com + ou - 2 cm diâmetro (ela cresce quando frita). Se a massa ficar muito dura, acrescente leite, sempre aos poucos.
Numa frigideira sobre o fogo baixo, aqueça o óleo mas não deixe esquentar demais, pois somente o lado externo das bolinhas ficará cozido. Frite as bolinhas e mexa-as continuamente, impedindo que grudem no fundo da panela, até que elas comecem a flutuar na superfície e fiquem com uma cor dourada escura.
Aqueça novamente a calda de açúcar por 2 a 3 minutos e retire do fogo. Retire todas as bolinhas, escorra e mergulhe-as na calda. Mantenhas-as na calda por 2 horas (ou muito mais, se possível até 2 dias) antes de servir.
Obs: Fica bem mais gostoso se você deixar esses dois dias.

Trufas de Chocolate Branco
  
Rendimento:
30 biscoitos

Ingredientes
25g de manteiga
1/4 Xícara de chá de nata
250g de chocolate branco
1 colher de chá de água de rosas
1 colher de café de corante alimentar rosa
150g de chocolate branco
Pétalas de Rosa Secas o que necessitar

Modo de Preparo
Numa panela colocar a nata e a manteiga a derreter. Retirar do fogo e juntar a água de rosas, o corante e o chocolate em pedaços até derreter. Quando o chocolate estiver derretido e tiver obtido uma massa homogenia, leve ao refrigerador por 2 horas.
Após esse tempo molde pequenas bolas com a ajuda de medida de uma colher de chá. Coloque as bolas num tabuleiro untado com um pouco de óleo e leve a geladeira por mais 1h para ficarem bem sólidas.
Derreta o restante chocolate branco no microondas em potência média.
Esfrie o chocolate colocando-o em cima de uma bancada de mármore, mexendo e colocando novamente no recipiente que derreteu, ou colocando o mesmo dentro de água, para que o chocolate atinja os 28ºC.
Banhe as bolas de trufa no chocolate e coloque-as num tabuleiro com papel vegetal. Decore com as pétalas de rosas secas.
Deixe secar e conserve à temperatura ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário