A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

terça-feira, 6 de setembro de 2011

CAPIM LIMÃO

Dados Gerais: 

O capim limão (Cymbopogon citratus) forma uma touceira densa, suas folhas são longas, com bordas cortantes e de coloração verde clara. Devido ao aroma, é muito confundido com a erva cidreira (Melissa officinalis), embora em nada mais se pareça com esta planta. Contém grandes quantidades de óleo essencial citral, responsável por muitas de suas utilizações aromáticas e medicinais.  Capim-limão é nativo da Índia, é amplamente utilizado na culinária tailandesa e vietnamita, e tornou-se muito popular nos Estados Unidos

Utilização/Preparo:

Aromatizante em culinária (saladas de hortaliças e frutas, omelete e molhos) e no preparo de licores. Serve ainda como tempero de frutos do mar ensopados, quando em pequena quantidade, é amplamente usado em pratos salgados e curries de carne, aves, peixe e vegetais. Ele harmoniza bem com leite de coco, especialmente com frango ou frutos do mar, e há inúmeras receitas Tailandesas e do Sri Lanka utilizado esta combinação. As hastes também são utilizadas em chás ou usados ​​em picles e em marinadas aromatizantes.

Conservação:

Quando envolto em um saco de papel, as hastes de capim-limão podem durar 2 a 3 semanas na geladeira. As hastes também podem ser congeladas por vários meses. Sempre em embalagens muito bem fechadas e armazenadas separadamente, pois poderá passar o seu sabor a outros alimentos.

Cuidados na Compra:

Ao comprar capim limão, procure talos firmes (não moles o que significa que é muito antigo). Os talos inferiores devem ser amarelo pálido (quase branco), enquanto talos superiores são verde (não compre se folhas externas estão escurecidas ou marrom).

Cuidados no Uso:

É contra-indicado para os casos de dor abdominal de causa desconhecida e gastrite.

Curiosidades:

Também é conhecido como citronela indiana e óleo de citronela da Índia. 

A Índia foi o principal fornecedor do óleo até pouco depois da 2ª Guerra Mundial, quando as Índias Ocidentais assumiram a liderança da produção.

Na Ásia as suas raízes eram usadas mastigadas ou friccionadas nos dentes para clareá-los.

Algumas receitas:

Galeto na Banana

Rendimento:
2 porções

Ingredientes:
1 galeto
1 pimenta dedo de moça
2 folhas de capim limão
2 colheres de sopa de gengibre ralado
1 colher de sopa de cúrcuma
2 dentes de alho
1 cebola roxa
sal a gosto
óleo
1 folha de bananeira

Modo de preparo:
Junte os temperos, pimenta, capim limão, gengibre, cúrcuma, alho laminado, cebola picada, um fio de óleo e sal à gosto.
Misture bem e passe por todas as partes do galeto para que possa penetrar em toda carne. Envolva em uma folha de bananeira e leve ao forno para assar. Retire do forno, remova a folha de bananeira e sirva.

Salmão com Capim Limão

Rendimento:
4 porções

Ingredientes:
500g de filé de salmão
½ xícara de chá de caldo de galinha
½ xícara de chá de suco de laranja
½ xícara de chá de vinho branco
1 cebola picada
2 colheres de sopa de alho picado
¼ xícaras de chá de talos de capim limão picados
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de pimenta branca

Modo de preparo:
Retire a pele do salmão, em seguida, corte em pequenas porções. Em uma panela grande, misture o caldo de galinha, o suco de laranja, o vinho branco, a cebola, o alho e o capim-limão. Tempere com sal e pimenta branca. Deixe ferver por 5 minutos. Reduza o fogo e coloque o salmão deixe cozinhar por cerca de 5 minutos.  Sirva quente.

Frango Tailandês

Rendimento:
4 a 6 porções

Ingredientes:
1 frangos inteiros
4 talos de capim limão fresco
1 colher de sopa de gengibre
2 dentes de alho
4 cebolas pequenas
¼ xícara de chá de salsinha
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
½ xícara de chá de leite de coco
2 colheres de sopa de molho de soja
2 colheres de óleo

Modo de preparo:
Lave e seque a galinha. Corte galinha baixo do peito, mas não corte até o fim, prense para que fique aberta. Coloque-a em uma tigela grande. Em um processador de alimentos ou liquidificador processar o capim-limão, o gengibre, o alho, a cebola, a salsa, o açúcar mascavo, o leite de coco, o molho de soja e o óleo, bata até ficar homogêneo. Despeje o molho sobre o frango e deixe marinar na geladeira durante a noite. Pré-aqueça o forno a 350 graus. Leve a galinha ao forno por uma hora, dependendo da espessura da galinha, ou até que os sucos saiam claros quando a coxa é perfurada com uma faca afiada. Sirva com arroz e enfeite com salsa crespa e pimentão vermelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário