A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

terça-feira, 6 de setembro de 2011

CAPUCHINHA

Dados Gerais: 

A Capuchinha (Tropaeolum majus) é nativa do Peru, México e regiões da América Central, também conhecida popularmente como chagas, flor-do-sangue e agrião-do-méxico.
O nome "flor-do-sangue", aliás, provavelmente surgiu da fama que a planta adquiriu como anti-anêmica. Sabe-se, também, que a capuchinha é muito usada no tratamento contra o escorbuto (carência de vitamina C).  Suas folhas são redondas, verde-claro, e onduladas nos bordos. Produz flores amarelas e vermelhas. Seus frutos são confundidos com os da alcaparra e são empregados em preparados condimentares.

Utilização/Preparo:

As folhas e flores têm um sabor picante e levemente amargo lembram o agrião e a mostarda. Podem ser adicionadas a saladas, queijo fresco, omeletes, empanadas e até mesmo utilizadas em tortas doces. Quando cortadas em pedaços melhoram o sabor de vinagretes e molhos. As folhas mais suculentas têm sabor menos intenso e são utilizadas inteiras ou em pedaços, cruas ou ligeiramente salteadas, e também como guarnição. Os frutos são usados no preparo de picles. Os botões florais servem para substituir a alcaparra e são utilizados em conservas de vinagre e sal para temperar saladas e verduras cruas. As flores estão sendo muito usadas para decoração de pratos.

Conservação:

De preferência, utilizar frescas as folhas, botões florais e flores. Pode-se também secá-las à sombra, em local ventilado e sem umidade. Guardar em sacos de papel ou de pano.

Cuidados na Compra:

Evite consumir flores nas quais foram usados pesticidas. Caso não tenha certeza, evite-as. Não coma flores vindas de floristas, pois elas podem ter sido borrifadas com produtos químicos.

Cuidados no Uso:

É contra indicada para gastrite, gravidez, lactação, hipotiroidismo, insuficiência cardíaca ou renal. Pode causar irritação gástrica, ação antitiróidica indutora de bócio. O uso excessivo pode causar hipotensão e potencialização dos efeitos de cardiotônicos.

Curiosidades:

A capuchinha foi levada para a Europa no séc. XVI, pelos primeiros exploradores e logo fez um enorme sucesso devido a suas flores muito coloridas, variando entre o amarelo claro até o vermelho escuro. No Brasil ela é espontânea na Serra da Mantiqueira onde em alguns lugares são confundidas injustamente, com plantas venenosas.

Algumas receitas:

Salada de Capuchinha

Rendimento:
4 porções

Ingredientes:
1 colher de sopa de azeite
1 colher de chá de pimenta do reino moída
1 colher e meia de sopa de vinagre de vinho branco
1 colher e meia de cebolete picada
2 colheres e meia de cebola roxa fatiada
8 folhas de capuchinha
16 tomates-cerejas cortados em 4 partes
20 flores de capuchinha
400 g de bacalhau desfiado e já dessalgado

Modo de preparo:
Misture o bacalhau com o vinagre, o azeite de oliva, a cebola, a cebolete e a pimenta do reino e coloque na geladeira, deixe marinar por cerca de 2 horas. Após este tempo retire da geladeira e incorpore com cuidado os tomates-cerejas. Sirva com as flores, sobre as folhas de capuchinha

Abadejo com Molho de Capuchinha

Rendimento:
2 a 4 porções

Ingredientes:
500 g de abadejo
50 g de farinha de trigo
15 flores de capuchinha
200 ml de creme de leite fresco
50 ml de vinho branco seco
Sal a gosto

Modo de preparo:
Salgue o peixe e passe na farinha de trigo e frite na frigideira.

Ferva duas partes do vinho para tirar a acidez. Acrescente o creme de leite e a manteiga. Bata as flores junto com o restante do vinho num liquidificador. Misture tudo só no momento de servir o prato, colocando o molho sobre o peixe.

Risoto de Capuchinha

Rendimento:
6 a 8 porções

Ingredientes:
1/4 de cebola picada
2 xícaras de chá de arroz arbóreo
1 ½ xícara de chá Caldo de legumes
20 flores capuchinha
50g de manteiga
30g de queijo parmesão
1/2 xícara de leite de coco
1/2 xícara de vinho branco
Sal a Gosto
Azeite

Modo de preparo:
Aqueça o azeite em uma panela e doure a cebola picada. Em seguida, frite o arroz por aproximadamente um minuto. Adicione o vinho branco e deixe evaporar. Junte o caldo de vegetais previamente aquecido. O caldo deve passar o nível do arroz na panela e deve ser reposto à medida que for evaporando. Quando o risoto estiver quase al dente, deixe que o caldo evapore quase que completamente. Na metade do cozimento do arroz (cerca de sete minutos após o início), acrescente as flores de capuchinha inteiras e o leite de coco. Ao final do cozimento, com o fogo desligado, adicione a manteiga e o queijo parmesão, mexendo o risoto para derreter a manteiga. Ajuste o sabor com o sal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário