A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

terça-feira, 6 de setembro de 2011

CANELA

Dados Gerais: 

A caneleira (Cinnamomum zeylanicum) é uma árvore tropical, encontrada no Sri Lanka e no sudoeste da Índia , que mede, quando adulta, entre 10 a 15 metros de altura. Depois de raspada a casca exterior, destaca-se a segunda casca da árvore, que é cortada em pedaços de igual comprimento. 
Secos ao sol, enrolam-se sobre si próprios em pequenos canais dourados – daí o nome de “canela” – que são encaixados uns nos outros e postos à venda. A canela é uma especiaria antiga, de aroma agradável, estimulante dos sentidos e calmante para o nervos. Ela  é disponível também em forma de óleo, extrato e pó seco, sendo utilizada em substâncias aromáticas, incensos, chás, li  cores, cremes dentais, perfumes e cosméticos. O licor é feito incorporando a casca macerada na bebida.

Utilização/Preparo:

A canela pode ser usada para condimentar frango e tender. É um dos ingredientes do curry e garam masala - misturas de especiarias, ambos da cozinha indiana. Na cozinha mediterrânea não falta nos molhos de tomate e à bolonhesa. No Brasil, seus usos mais conhecidos são no preparo de pães, biscoitos doces, bolos, tortas de frutas, cremes, frutas condimentadas, compotas, pudins e licores e para aromatizar bebidas quentes à base de café e de chocolate. Além disso, está presente em muitos de nossos doces tradicionais, como o arroz-doce, o curau, a ambrosia, as compotas de frutas e também na banana assada com mel e nas bebidas quentão e vinho quente.
Quando usar a canela nas preparações, evite o seu cozimento em excesso que pode resultar num leve sabor amargo. Para aromatizar o cafezinho, derreta um pouco de chocolate meio amargo em banho-maria e mergulhe uma das extremidades de um pedaço de canela em rama. Deixe secar até o chocolate endurecer. Use para mexer o cafezinho no lugar da colher.

Conservação:

Guarde em recipientes de vidro, bem limpos e fechados, em local protegido da umidade, para preservar o aroma e o sabor da especiaria. Quando for usar canela em pó, retire pequenas porções com uma colher limpa e seca e não com as pontas dos dedos, porque além de aumentar a umidade da especiaria, pode contaminá-la.

Cuidados na Compra:

A canela em rama é a que preserva melhor seu aroma e sabor. Quando comprar, verifique se o aroma é bem marcante, o sabor adstringente, doce e picante e a coloração marrom-avermelhada. A de melhor qualidade tem casca mais fina e maior concentração de sabor e de fragrância.
Na canela em pó, fique atento ao prazo de validade.

Cuidados no Uso:

Ela não deve ser ingerida em grandes doses por grávidas ou por quem tem pressão alta. O contato com a pele também pode provocar alergia.

Curiosidades:

Devido ao seu aroma forte, em 1500 a.C, uma rainha do Egito usava canela em seus perfumes. 

Na Idade Média era utilizada em ensopados, sopas, pudins, etc., mas atualmente, na França, é mais consumida em compotas e sobremesas, embora seja incontestável que ela concede um toque todo especial aos pratos salgados.

É conhecida há mais de 2.550 anos AC, pelos chineses.

O comércio da canela era muito lucrativo, por ser a especiaria mais procurada na Europa. O monopólio deste (comércio), no século XVI pertencia aos portugueses. Quando os holandeses, em 1656 expulsaram os portugueses do Ceilão, passaram então a ter em suas mãos este monopólio, com a Companhia das Índias Orientais, passando para os ingleses, quando estes ocuparam a ilha, em 1796.

Na Antiguidade, era usada pelos gregos, romanos e hebreus para aromatizar o vinho, enquanto na Índia e na China tinha fins religiosos.

Algumas receitas:

Costelinha de Porco com Mel e Canela

Rendimento:
8 porções

Ingredientes:
2 kg de costelinha de porco
Sal a gosto
3 colheres de sopa de mel
1 colher de chá de canela em pó

Modo de preparo:
Acenda a churrasqueira e deixe o carvão virar brasa (25 a 30 minutos), esfregue o sal em ambos os lados da costela, leve ao fogo em um espeto e deixe dourar. Em um recipiente misture o mel com a porção de canela. Retire a costelinha do fogo e esfregue ou passe com um pincel ou com as mãos; leve novamente a costela ao fogo e acabe de assar. Sirva como aperitivo ou como prato principal com os acompanhantes de praxe de um churrasco.

Pudim de Canela

Rendimento:
12 porções

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
200 ml de leite
3 ovos
2 colheres de sopa de canela pó

Modo de preparo:
Bata no liquidificador todos os ingredientes. Coloque em forma caramelizada e cozinhe em banho-maria, na panela de pressão ou no forno, durante 20 minutos.

Frango Cravo e Canela

Rendimento:
6 a 8 porções

Ingredientes:
Um pouco de água fervente
3 paus de canela
5 cravos da Índia
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de manteiga
1/2 kg de filé peito de frango em pedaços
1 colher de sopa de azeite
50 g de bacon picado
1 colher de sopa de manteiga
2 cebolas grandes picadas
200 g de presunto de peru moído
2 copos de leite
200 g de salsichão bem moído
50 g de azeitonas verdes sem caroço picadas
1 pitada de curry em pó
sal a gosto
1 dose de conhaque
200 g de requeijão cremoso
cravo e canela para decorar

Modo de preparo:
Numa tigela coloque canela em pau, cravos da Índia e jogue um pouco de água fervente. Reserve. Numa panela em fogo médio coloque azeite e derreta a manteiga. Junte filé de frango em pedaços e refogue até que fiquem dourados. Enquanto isto faça o molho numa outra panela em fogo médio.  Coloque azeite, bacon picado, manteiga e cebola picada mexa até que dourem. Junte presunto de peru moído, um pouco de leite e mexa.  Adicione salsichão bem moído, um pouco mais de leite, azeitonas verdes sem caroço picadas, curry em pó e mais um pouco de leite. Acerte o sal, junte conhaque, requeijão cremoso e o restante do leite. Mexa até que solte do fundo da panela.  Acrescente os cravos e canelas (que ficaram de molho no início da receita). Num refratário disponha os pedaços de frango (que foram dourados na panela), salpique um pouco de canela em pó, despeje o molho e finalize com cravos da Índia.

TABELA DE COMPOSIÇÃO QUÍMICA

Resultado da busca na Base de Dados de Nutrientes do USDA SR14

Canela, pó

Nome científico:    Cinnamomum zeylanicum

NDB No:    02010

Nutrientes

UnidadeValor por 100 g
Relacionados
Águag9.52
Caloriaskcal261
Proteínasg3.89
Lípides totais (gordura)g3.19
Carboidratos, por diferençag79.849998
Fibra total dietéticag54.299999
Cinzasg3.55
Minerais
Cálcio, Camg1228
Ferro, Femg38.07
Magnésio, Mgmg56
Fósforo, Pmg61
Potássio, Kmg500
Sódio, Namg26
Zinco, Znmg1.97
Cobre, Cumg0.233
Manganês, Mnmg16.667
Selênio, Semcg1.1
Vitaminas
Vitamina C, ácido ascórbico totalmg28.5
Tiaminamg0.077
Riboflavinamg0.14
Niacinamg1.3
Ácido pantotênicomg0
Vitamina B6mg0.31
Folato totalmcg29
Vitamina B12mcg0
Vitamina AUI280
Vitamina A, RAEmcg_RAE14
Lípides
Ácidos graxos, total saturadosg0.65
Ácidos graxos, total mono-insaturadosg0.48
Ácidos graxos, total poli-insaturadosg0.53
Colesterolmg0
Fonte: USDA Nutrient Database for Standard Reference, Release 14 (Julho 2001)


Nenhum comentário:

Postar um comentário