A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

terça-feira, 6 de setembro de 2011

CÁSSIA

Dados Gerais: 

Também chamada de Canela da China, é uma laurácea de casca mais espessa e rugosa e aroma mais delicado, às vezes mais picante e mais açucarado. É bem menos apreciada no Ocidente, mas muito usada na China e no Norte da Índia, onde quase toda sua produção  é absorvida, seja como condimento, seja como medicamento. Originária do Assam e do Norte da Birmânia, é uma das mais antigas especiarias.
A cássia é botanicamente conhecida como Cinnamomum aromaticum ou Cinnamomum cassia. É um membro  da mesma família da canela verdadeira, mas tem um sabor mais forte, portanto, exigindo menos em volume de receitas.

Utilização/Preparo:


A casca seca da Cássia é geralmente uma melhor escolha para pratos salgados, em vez de doces. As semetes da cássia secas são usadas ​​no Oriente para picles, curry, doces e pratos de carne picante.
As flores miúsculas e amarelas da cássia tem um leve sabor de canela e são vendidas conservadas solução açucarada são usadas em perfumes, doces, frutas, chás e vinhos. Suas folhas também podem ser usadas como um condimento da mesma maneira como as folhas de louro.

Conservação:

Ele deve ser armazenado em local escuro, fresco e seco. De preferência dentro de potes herméticos.

Cuidados na Compra:

O pau da Cássia, conhecida por canela da china, é mais grosseiro, mais escuro e mais duro que a canela verdadeira. Pode ser vendido com a parte externa, que é esbranquiçada. È difícil de ser moída em casa.
A maioria da canela em pó comercializada é a Cássia, que é mais escura, bem mais forte e um pouco amarga.

Cuidados no Uso:

Evite durante a lactação, gravidez ou com crianças pequenas. Pode causar sensibilização da pele ou reação em pessoas sensíveis. Evite seu uso com pessoas asmáticas

Curiosidades:

Na Ásia, a caneleira cássia é cultivada na China desde 2.700 a. C., aparece na Bíblia como uma das especiarias que Moisés usa para untar o tabernáculo (Êxodo, 3:23-25). De lá, espalhou-se pelas ilhas do Oceano Índico e pelas Américas Central e do Sul.

Você pode se surpreender ao saber que muita da canela em pó comercial é realmente cássia ou uma combinação de canela e cássia, porém esta prática é proibida em muitos países.

Algumas receitas:

Pato à Chinesa

Rendimento:
8 a 10 porções

Ingredientes:
2 colheres de sopa de aipo picado
2 colheres de sopa de cebola picada
1 colher de chá de amido de milho
1 e ½ colheres de chá de açúcar
2 colheres de sopa de vinagre
½ colher de chá de canela da china
2 colheres de sopa de mel
½ xícara de chá de molho de soja
2 xícaras de chá de água
1 pato de 2 quilos mais ou menos
Sal a gosto

Modo de preparo:
Aquecer o forno. Esfregar o pato levemente por dentro com sal. Misturar a cebola, o salsão, o açúcar, a canela da china e o molho de soja, assim como 1 xícara de água. Levar ao fogo e deixar chegar ao ponto de fervura. Amarrar bem o pescoço do pato. Despejar o molho quente no pato. Costurar bem as aberturas do pato. Esfregar por fora com sal. Levar ao forno numa assadeira untada e assar por uns 20 minutos. Aquecer a água restante com o mel, o vinagre, 1 colher de chá de molho de soja e 1 colher de sopa de sal. Pincelar esta mistura sobre o pato. Continuar assando, besuntando com o molho. Quando o pato estiver pronto, retirar do forno. Escorrer o molho para uma panela e engrossar com o amido de milho diluído em 2 colheres de chá de água. Sirva em separado.

Cuscuz Royal

Rendimento:
8 a 10 porções

Ingredientes:
3 litros de água
1 repolho
2 cenouras em metades
1 nabo
1 cebola em metades
800 g de peito bovino em cubos médios
1 g de açafrão
1 copo de água fervente
15 ml de óleo
Sal a gosto
Canela da china em pó a gosto
Açúcar a gosto
amêndoas para decorar
500 g de farinha para cuscuz

Modo de preparo:
Coloque todos os legumes, a carne o açafrão, diluído no meio copo de água fervente, e sal numa panela. Cubra com a água e deixe cozinhar por 1 hora aproximadamente. Coloque o cuscuz numa tigela e cubra com o caldo de legumes 1 cm à cima, cubra com um pano limpo e deixe o cuscuz absorver o caldo. Mexa e se necessário coloque um pouco mais de caldo. Retire a carne do caldo, e doure numa frigideira com óleo e cebola picada. Retire o cuscuz da tigela e coloque no centro de uma travessa grande, formando uma pirâmide. Coloque a carne ao lado. Escorra os legumes do caldo, tempere com um pouco de açúcar e canela e coloque-os sobre o cuscuz. Use as amêndoas torradas para decorar.

Frango Gan Eden

Rendimento:
6 a 8 porções

Ingredientes:
1 frango inteiro cortado em pedaços grandes
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de pimenta-do-reino preta
1 xícara de chá de óleo
1 xícara de chá de cebola picada
1 xícara de chá de suco de laranja
1 colher de chá de raspas de laranja
1 colher de chá de canela da china em pó
1 xícara de chá de amêndoas em lascas
2 xícaras de chá de purê de maçã

Modo de preparo:
Passe os pedaços de frango numa mistura de farinha de rosca, sal e pimenta. Frite em óleo quente até que dourem todos os lados. Escorra a gordura, reservando uma colher de sopa. Junte as cebolas e refogue até ficarem macias. Volte a colocar os pedaços de frango na panela. Misture o purê de maçã, o suco e a casca de laranja e canela. Despeje sobre o frango, tampe e cozinhe durante meia hora ou até o frango ficar macio. Junte as amêndoas e cozinhe por mais 5 minutos. Sirva quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário