A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

terça-feira, 6 de setembro de 2011

CÁRTAMO 

Dados Gerais:

Cártamo ou Açafrão-bastardo (Carthamus tinctorius) é uma planta bulbosa semelhante ao açafrão, geralmente com muitos longos afiados espinhos nas folhas, e com as suas propriedades, mas não tão desenvolvidas, também denominada, "açafrão-agreste", "açafrão-bravo" e "açafroa". A palavra "carthamus" vem do árabe "kurthum" que, por sua vez, vem do hebraico "kartami" que significa "tingir".
As plantas são de 30 a 150 cm de altura com ápices de flores globulares e comumentes, flores amarelas, alaranjadas ou vermelhas, que florescem em julho. Cada uma terá geralmente de um a cinco ápices de flores contendo 15 a 20 sementes por ápice. O açafrão-bastardo tem uma raiz forte, que lhe permite prosperar em climas secos, mas a planta é muito suscetível à  geada que atrasa no crescimento dos  caules. Cultivado em todos os continentes, o cártamo surge como mais uma alternativa para a produção de óleo para utilização na alimentação humana, na indústria e na produção de biodiesel.

Utilização/Preparo: 

Flores de cártamo ocasionalmente são utilizadas na culinária como um substituto mais barato que o açafrão, e são, portanto, por vezes referido como "açafrão bastardo".
Óleo de cártamo é insípido e incolor, e nutricionalmente similar ao óleo de girassol. É usado principalmente como um óleo de cozinha, em molho para salada, e para a produção de margarina. Também pode ser tomado como um suplemento nutricional. As sementes de cártamo também são muito comumente utilizadas como uma alternativa as sementes girassol.

Conservação:

Manter sempre em embalagem bem fechada. Conservar em lugar seco e fresco.

Cuidados na Compra:

Pessoas pouco escrupulosas tentam, freqüentemente, fazê-lo passar por açafrão verdadeiro, pois seu preço é bem inferior. Ele colore mas não perfuma os alimentos, e sua cor é menos firme.

Cuidados no Uso:

Não usar preparações à base de flores, nem sementes, durante a gravidez.

Curiosidades:

Cártamo é uma das mais antigas culturas da humanidade. A análise química de produtos têxteis antigos egípcios datados do XII dinastia identificados corantes feitos de cártamo, e guirlandas feitas de cártamos foram encontradas na tumba do faraó Tutankhamon.

Relatórios de John Chadwick que o nome grego de cártamo ocorre muitas vezes, distinguida em dois tipos: um branco de açafrão, que é medido, e vermelho, que é pesado. A explicação é que há duas partes da planta que pode ser usada; as sementes brancas e as florzinhas vermelhas.

Algumas receitas:

Ratatouille  Regado em Óleo de Cártamo 
                                   
Rendimento:
6 a 8 porções

Ingredientes: 
1 berinjela
1 abobrinha amarela
1 pimentão vermelho
1 cebola
2 dentes de alho
4 tomates maduros
4 colheres de sopa de óleo de cártamo
1 colher café de mel
suco de 1 limão
ervas aromáticas frescas (tomilho, orégano, salsa, manjerona)
sal e queijo ralado a gosto

Modo de preparo:
Corte a berinjela, a abobrinha e o pimentão vermelho em rodelas pequenas. Polvilhe-os com sal e reserve. Regue a berinjela com suco de limão para evitar o seu escurecimento. Em seguida, prepare o restante dos vegetais: corte a cebola em meias-luas e lamine os alhos. Pique os tomates. Faça um refogado utilizando duas colheres (sopa) do óleo de cártamo, a cebola e o alho. Quando a cebola começar a dourar, junte o tomate, adicione as ervas, despeje um pouco de água e deixe refogar. Quando o refogado estiver pronto, coloque em um copo e triture. Junte o mel e volte a triturar. Deite a mistura em um tabuleiro de forno previamente untado. A mistura servirá de cama aos legumes. Monte o prato alternando as fatias dos legumes. Termine com um fio de óleo de cártamo sobre cada fileira de legumes. Leve ao fogo médio durante 60 minutos. Quando faltarem 10 minutos para retirar do forno, polvilhe o ratatouille com queijo ralado e deixe derreter.

Bolo-Torta de Banana

Rendimento:
10 a 12 porções

Ingredientes:
4 bananas
3 ovos
¾ de xícara de chá de óleo de cártamo
1 colher de sopa de fermento biológico
1 e ½ xícara de chá de açúcar demerara
sementes de linhaça ou gergelim a gosto

Modo de preparo:
Junte os ingredientes, menos as sementes de linhaça ou gergelim, e bata no liquidificador – acrescente o fermento por último. Despeje em uma forma retangular média untada e polvilhe com linhaça ou gergelim. Asse em forno a 180ºC por cerca de 40 minutos.

Salada Colorida com Óleo de Cártamo

Rendimento:
2 a 4 porções

Ingredientes:
1 couve-flor
1 cenoura ralada
½ beterraba
4 tomates cereja
Suco de 1 limão
2 colheres de sopa de óleo de cártamo
Agrião cortado, nozes, salsinha picada e sal a gosto

Modo de preparo:
Lave bem todos os vegetais e coloque-os em uma tigela funda. Tempere com o molho feito a partir da mistura do sal, salsinha, suco de limão e óleo de cártamo. Se preferir, deixe a salada por 15 minutos na geladeira para que o molho penetre mais. Retire da geladeira, salpique as nozes e está pronto para servir.

TABELA DE COMPOSIÇÃO QUÍMICA

Resultado da busca na Base de Dados de Nutrientes do USDA SR14

Semente de cártamo, seca

Nome científico:    Carthamus tinctorius

NDB No:    12021

Nutrientes

UnidadeValor por 100 g
Relacionados
Águag5.62
Caloriaskcal517
Proteínasg16.18
Lípides totais (gordura)g38.450001
Carboidratos, por diferençag34.290001
Fibra total dietéticag0
Cinzasg5.47
Minerais
Cálcio, Camg78
Ferro, Femg4.9
Magnésio, Mgmg353
Fósforo, Pmg644
Potássio, Kmg687
Sódio, Namg3
Zinco, Znmg5.05
Cobre, Cumg1.747
Manganês, Mnmg2.014
Selênio, Semcg0
Vitaminas
Vitamina C, ácido ascórbico totalmg0
Tiaminamg1.163
Riboflavinamg0.415
Niacinamg2.284
Ácido pantotênicomg4.03
Vitamina B6mg1.17
Folato totalmcg160
Vitamina B12mcg0
Vitamina AUI50
Vitamina A, RAEmcg_RAE3
Lípides
Ácidos graxos, total saturadosg3.682
Ácidos graxos, total mono-insaturadosg4.848
Ácidos graxos, total poli-insaturadosg28.223
Colesterolmg0
Fonte: USDA Nutrient Database for Standard Reference, Release 14 (Julho 2001)

Nenhum comentário:

Postar um comentário