A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

terça-feira, 6 de setembro de 2011


CATCHUP

Dados Gerais: 

O Cattchup, também chamado de ketchup ou, menos frequentemente, de catchupe é um condimento a base de tomate, utilizado comumente para temperar "fast-foods", tais como sanduíches e batatas fritas.
Acredita-se que o condimento tem sua origem na cultura chin esa, chamado de ketsiap que significa molho, dando nome a um molho para peixes. Na Malásia, uma outra versão deste mesmo molho tem o nome de kechap, que significa gosto. Levado aos Estados Unidos pelos britânicos o molho sofreu alterações, passou a ter como seu ingrediente principal o tomate e foi batizado de ketchup.

Utilização/Preparo:

Os tomates destinados a produção do Catchup, devem se apresentar com boa cor e firmes, em ponto de maturação adequado, isto é, nem verdes e nem excessivamente maduros, livres de materiais estranhos o que deverá assegurar um produto final de boa qualidade.
 
Catchup Caseiro

Ingredientes:
5 kg de tomates maduros
200 g de pimentão vermelho sem semente
800 g de cebola
2 dentes de alho
1 colher de chá de pimenta do reino branca em grãos
1 colher de chá de pimenta da jamaica
1 colher de chá de cravo da índia
2 canelas em pau
1/2 colher de chá de mostarda em pó
4 colheres de sopa de açúcar mascavo
6 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
2 1/2 xícaras de chá de vinagre branco

Modo de preparo:
Corte os tomates e o pimentão. Bata-os no liquidificador ou processador e peneire para retirar as sementes e a casca. Volte ao liquidificador e bata com a cebola. Coloque o tomate, o pimentão e a cebola batida em uma panela e cozinhe em fogo baixo até reduzir em um terço do volume inicial. Em outra panela, misture o vinagre com o alho, a pimenta-do-reino, a pimenta da Jamaica, a canela e o cravo e cozinhe em fogo baixo por meia hora, deixando que os temperos soltem o seu sabor. Coe esse vinagre e acrescente metade da quantidade à panela dos tomates. Acrescente também a mostarda em pó, o açúcar e o sal. Ajuste os temperos ao seu paladar e se necessário acrescente mais vinagre, açúcar ou sal. Deixe esfriar, bata de novo no liquidificador e guarde em um recipiente limpo na geladeira.

Algumas receitas:

Almôndegas Tropicais

Rendimento:
25 porções

Ingredientes:
300 g de carne bovina moída
300 g de carne suína moída
2 dentes de alho amassados
sal e pimenta do reino a gosto
2 pãezinhos amanhecidos picados
1/4 de xícara de chá de leite
1 cebola pequena picada
1 ovo batido
farinha de rosca para empanar
Molho
5 colheres de sopa de mel ou melado
5 colheres de sopa de catchup
3 colheres de sopa de mostarda

Modo de preparo:
Em um recipiente, misture as carnes, o alho, o pão umedecido no leite, a cebola e o ovo. Molde as almôndegas, passe na farinha de rosca e leve à geladeira por 2 horas. Frite em óleo bem quente até dourar.
Molho
Em uma molheira misture o mel, o catchup e a mostarda. Sirva com as almôndegas.

Asinhas de Frango Assadas

Rendimento:
8 a 10 porções

Ingredientes:
2 kg de asinhas de frango
200 g de catchup
200 g de mostarda
2 pacotes de creme de cebola
azeite para untar

Modo de preparo:
Numa tigela misture bem as asinhas de frango, o catchup, a mostarda e os pacotes de creme de cebola. Transfira as asinhas de frango temperadas para uma assadeira untada com azeite e leve para assar em forno pré-aquecido a 170º C por 35 minutos ou até que doure. Sirva acompanhadas de salada ou apenas como petisco.
                                                            
Assado de Carne Delicioso

Rendimento:
6 a 8 porções

Ingredientes:
1,2 Kg de contra filé em quadradinhos
2 colheres de sopa de manteiga
3 dentes de alho amassados
1 cebola média bem picadinha
4 colheres de sopa de vinagre
6 colheres de sopa de água
3 colheres de sopa de molho inglês
1/2 xícara de chá de catchup
3 colheres de sopa de mostarda
1 ½ xícaras de chá de ervilhas
1 xícara de chá de salsinha
sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:
Leve ao fogo uma panela com a manteiga e a carne. Tempere com sal e pimenta e refogue por 10 minutos. Retire do fogo, junte todos os outros ingredientes, menos a salsinha e as ervilhas. Mexa bem e despeje em um refratário com tampa. Leve para assar em temperatura moderada durante aproximadamente 1h30. Mexa na metade do tempo. Passado esse tempo, retire e misture a salsinha e as ervilhas. Tampe novamente e leve ao forno por mais 20 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário