A minha intenção é de somente divulgar uma pesquisa que realizei durante muito tempo, procurado saber sobre os diversos tipos de temperos, por uma mera curiosidade gastronômica. Gosto muito da gastronomia e sempre que posso me dedico a pesquisas nesse sentido. Tudo que escrevo aqui é fruto de pesquisa e, faço muitas copias daquilo que pesquisei. Não informo a fonte da pesquisa, pois verifiquei que em muitos sites se repetem os textos de outros sites, o que tornou difícil eu saber, na grande maioria, o autor da publicação e por isso omito esta informação. Se alguém identificar um texto seu, por favor, me indique que prontamente estarei indicando a sua autoria.

Gostaria que todos me ajudassem a enriquecer estas informações, complementado as que já existem, adicionando outras que julgar relevantes, e colaborado com novos temperos e/ou receitas.

Seguidores

sábado, 10 de setembro de 2011

ALECRIM

Dados Gerais:

O Alecrim (Rosmarinus officinalis) é originário da Região Mediterrânea, Ásia, África Norte sendo que se adaptou muito bem em terrenos arenosas ou rochosas, em um clima caracterizado por verões mornos e invernos moderados, secos e até mesmo em terras ácida. O nome de rosmarinus vem provavelmente do latim, que significa “orvalho do mar”.  Se alguém estiver interessado em cultivá-lo em um vaso, basta usar um vaso de barro que contenha uma terra que seja pré-adubada e dar-lhe água em períodos regulares, tomando o cuidado de evitar os excessos, que fazer com que as raízes apodreçam. Também é necessário pelo menos 6 horas de sol diariamente.
Há tantos usos para alecrim que nenhum jardim deveria estar sem esta planta atraente e versátil. No jardim, o alecrim atua como a planta “carro chefe” de toda as outras ervas. Ele lança ao ar o seu odor fresco, limpo. O alecrim possui uma fragrância muito excêntrica ao florescer. Assim, suas fragrâncias são associadas nos mais diversos produtos.
Com sabor picante, o Alecrim vitaliza, revigora, aumenta a disposição e a energia, agindo como um antidepressivo. O chá de suas folhas, além de ser um ótimo digestivo, abre o apetite (se consumido antes das refeições). O Alecrim também exerce importante papel no uso dermatológico, pois ativa a circulação, tonifica e limpa profundamente a pele.

Utilização/Preparo:

Um raminho ou broto de alecrim confere aroma delicioso a vários pratos, principalmente em carnes e aves em geral, entrando também na composição de molhos, omeletes, sopas e cozidos. É indicado também no preparo do churrasco, sendo suas folhas espalhadas sobre as brasas para perfumar a carne. Pode ser encontrado fresco ou seco.
Os italianos não abrem mão dessa erva, muito apreciada para dar sabor ao carneiro, ao cabrito e ao vitelo. Na Toscana, consome-se na Páscoa o Pane di Rosmarino, feito de massa branca, levemente adocicada, acrescida de uvas passas, molho de azeite e alecrim, com cobertura de açúcar. Na Provença, sul da França, é usado ainda para o tempero de peixes. É, aliás, uma das três ervas básicas da região. As outras são o tomilho e a segurelha.
O alecrim também é muito empregado para aromatizar vinagres e óleos para uso em saladas e refogados. Para preparar o vinagre aromático é só pegar uns 3 raminhos frescos de alecrim e colocar dentro de uma garrafa de um vinagre de boa qualidade. Deixe macerar por uns 15 dias e depois já pode utilizá-lo no tempero de sua salada preferida. Já no preparo do óleo ou azeite é um pouco mais complicado. Existem duas forma diferentes. Na primeira você irá pegar de 3 a 5 raminhos frescos de alecrim e amassar suas folhas em um socador de alho. Coloque as folhas trituradas em maceração no óleo, e deixe por 3 semanas. Já a outra forma, a que dá um melhor resultado, é só verter o óleo aquecido sobre as folhas frescas já dentro de um frasco, e deixar macerar por 2 semanas.
Se o óleo ainda não estiver muito aromático pode-se aquecer um pouco mais em banho maria. Pode-se também preparar manteigas, torradas, e o que mais sua imaginação permitir. Aproveite os aromas intensos do alecrim, só tome cuidado com as dosagens, pois pode ficar com um sabor muito amadeirado e não agradável ao nosso paladar.
Alguns raminhos de alecrim jogados sobre as brasas enquanto se faz churrasco, deixa a carne com um aroma delicioso.

Conservação:

Pegue um vidro e coloque uns 4 cm de água, pegue o alecrim, corte o talo dele e coloque no vidro, tampe muito bem e leve ao refrigerador, ele irá durar mais de 1 mês. Não esqueça de tampar o vidro toda vez que usá-lo.

Cuidados na Compra:

Sempre que possível, escolha alecrim fresco sobre a forma seca da erva, pois é muito superior em sabor. Deve ter um aspecto vibrante e aprazível e a sua cor verde-acinzentada, deve ser profunda e livre de manchas escuras e/ou amarelas.

Cuidados no Uso:

A essência de alecrim pode ser irritante para a pele. Não é indicado durante a gravidez e nem para epiléticos; em caso de alto consumo pode causar gastroenterites e/ou nefrites.

Curiosidades:

Conta-se que numa viagem Nossa Senhora sentou-se à sombra de um alecrim para dar de mamar ao menino Jesus: por isso acredita-se que a planta nunca atinja altura superior à de Jesus adulto.

Outro conto diz que a Bela Adormecida foi acordada pelo príncipe com um ramo de alecrim. Os gregos usavam coroas de alecrim em festas, como símbolo da imortalidade. 

A crendice popular usa o alecrim para afastar olho gordo, erva da juventude eterna, do amor, amizade e alegria de viver. 

Erva colocada debaixo do travesseiro afasta maus sonhos. Tocar com alecrim na pessoa amada faz ter seu amor para sempre.

Para os romanos esta planta simbolizava o amor e a morte e por isto era plantada próximo à soleira das portas das casas. 

A igreja católica também o usava nos seus rituais, queimando-o como incenso.

Algumas receitas:

Frango Grelhado com Alecrim

Rendimento:
2 porções

Ingredientes:
300 gr de peito de frango desossado em filés
1 dente de alho
mostarda em pó a gosto
alecrim a gosto
1 cebola ralada
Sal a gosto
2 colheres de (sopa de azeite

Modo de preparo:
Tempere o frango com sal a gosto, alho picado, uma pitada de mostarda em pó, uma pitada de cebola e 1 pitada de alecrim. Pré-aqueça 2 colheres (sopa) de azeite em uma panela (de preferência com anti-aderente, e doure o frango. A seguir, salpique mais uma pitada de alecrim, e o restante da cebola ralada, deixe a cebola gratinar e coloque no prato. Sirva como acompanhamento de arroz branco, decore com salsa picada.

Alcatra com Alecrim

Rendimento:
4 a 6 porções

Ingredientes
600 g de alcatra
4 colheres de sopa de óleo
1 xícara de chá de alecrim
2 mandioquinhas
2 dentes de alho
100 gs de cebola
10 tomates cereja
1 batata doce
2 batatas inglesas
1 caldo de carne
½ litro de suco de laranja
sal e temperos a gosto
1 cenoura
4 vagens

Modo de preparo
Cortar a carne em cubinhos ou tiras. Aquecer o azeite em uma frigideira e refogar o alho. Fritar a carne. Acrescentar a cebola, sal, pimenta, temperos a gosto, caldo de carne, batata doce, batata inglesa, mandioquinha, cenoura, a vagem, o alecrim (reservar um pouco), os tomates e o suco de laranja. Cozinhar em fogo baixo até que o legumes fiquem al dente. Retirar da panela e colocar em um recipiente, e polvilhar com alecrim.

Barquinhas de Cebola e Alecrim

Rendimento:
10 a 15 barquinhas

Ingredientes
2 cebolas grandes
Cebolinha processada
3 colheres de sopa de margarina
½ xícara de chá de vinho tinto seco
½ xícara de chá de água
1½ xícara de chá de vinagre
1 colher de chá de açúcar
1 colher de chá de alecrim seco
Sal e pimenta a gosto
200g de massa folhada

Modo de preparo
Corte as cebola em rodelas finas e separe os anéis. Em seguida doure a cebola juntamente com a cebolinha na margarina. Acrescente o vinho, a água, o vinagre, o
açúcar e o alecrim. Cozinhe em fogo baixo até o líquido evaporar. Tempere com o sal e a pimenta e reserve. Em seguida, abra a massa folhada bem fina e corte-a em quadrados com cerca de 7cm. Forre forminhas de empada com os quadrados, coloque o recheio e leve para assar em forno quente até dourar.

TABELA DE COMPOSIÇÃO QUÍMICA

Resultado da busca na Base de Dados de Nutrientes do USDA SR14

Alecrim, fresco

Nome científico:    Rosmarinus officinalis

NDB No:    02063

Nutrientes

UnidadeValor por 100 g
Relacionados
Águag67.769997
Caloriaskcal131
Proteínasg3.31
Lípides totais (gordura)g5.86
Carboidratos, por diferençag20.700001
Fibra total dietéticag14.1
Cinzasg2.35
Minerais
Cálcio, Camg317
Ferro, Femg6.65
Magnésio, Mgmg91
Fósforo, Pmg66
Potássio, Kmg668
Sódio, Namg26
Zinco, Znmg0.93
Cobre, Cumg0.301
Manganês, Mnmg0.96
Selênio, Semcg0
Vitaminas
Vitamina C, ácido ascórbico totalmg21.799999
Tiaminamg0.036
Riboflavinamg0.152
Niacinamg0.912
Ácido pantotênicomg0.804
Vitamina B6mg0.336
Folato totalmcg109
Vitamina B12mcg0
Vitamina AUI2924
Vitamina A, RAEmcg_RAE146
Lípides
Ácidos graxos, total saturadosg2.838
Ácidos graxos, total mono-insaturadosg1.16
Ácidos graxos, total poli-insaturadosg0.901
Colesterolmg0
Fonte: USDA Nutrient Database for Standard Reference, Release 14 (Julho 2001)

Um comentário:

  1. nossa..simplesmente amei esse blog!! vivo querendo aprenser sobre novos temperos. te visitarei muitas outras vezes.
    beijos

    ResponderExcluir